6 Destinos para 'turistar' sem carro!

18/10/2017

Seja por conta do orçamento apertado, por uma questão de ideologia pró-meio ambiente ou para explorar com olhos mais atentos os detalhes das cidades, é cada vez maior o número de turistas (ou intercambistas que, nas horas vagas, se tornam turistas) que optam por conhecer o destino a pé, de bicicleta, ou utilizando apenas o transporte público. Para te incentivar a não usar o carro na viagem (até porque dirigir em outro país pode ser um desafio à parte), listamos opções de cidades onde, além de evitar o trânsito caótico, apostar em alternativas vai te fazer aproveitar melhor os detalhes da cultura do país.

amsterdam-1243233_1280.jpg

Amsterdã

A capital holandesa é famosa por sua beleza mas também pela quantidade de bicicletas que circulam por lá todos os dias. E há diversos tours criados exclusivamente para grupos de turistas que querem se aventurar pelo destino sobre duas rodas, como os que passam por canais, cervejarias, parques e todas as paisagens floridas que são um deleite para os olhos de qualquer um.

 

london-bus-1464575_1280.jpg

Londres

Cidade dos tão conhecidos ônibus vermelhos de dois andares, que costumam aparecer em filmes e séries britânicas, Londres é a segunda opção da nossa lista para quem quer conhecer um destino sem ter que alugar um carro. Há barcos no rio Tâmisa e diversas estações de metrô, porém, para quem não quer perder a vista deslumbrante, o ônibus ainda é o mais indicado - há linhas que passam por diversos pontos turísticos e históricos. E se você for sortudo e conseguir um lugar no disputado segundo andar, o tour fica melhor ainda.

 

bullet-train-1540467_1280.jpg

Japão

O país como um todo entra para a lista por conta de sua eficiência sobre os trilhos. Embora o custo não seja muito baixo, a segurança e a praticidade dessa alternativa podem valer a pena para os turistas. Nas diversas estações de trens, há identificação em cores diferentes e com nomes em letras do alfabeto como conhecemos, além do idioma local.

Uma opção é adquirir o JR Pass, que vale para trens e balsas japoneses da empresa Japan Rails e conta com versões para 7, 14 ou 21 dias, nas classes normal ou superior. Se sua vontade sempre foi andar de trem bala, o Japão é um destino imperdível!

 

dragon-1976596_1280.jpg

Ljubljana, Eslovênia

Quem gosta de castelos medievais e dragões (ou, neste caso, uma representação dos mesmos), mas não quer gastar muito com transporte para ver tudo isso, pode arrumar as malas e ir para a Eslovênia. A cidade ganhou o prêmio de Capital Verde Europeia, em 2016 e, assim como em Amsterdã, possui um sistema de aluguel de bicicletas. No Castelo de Bled - no qual é possível chegar até caminhando -, é possível ver até alguns objetos sinistros de tortura. Para relaxar, de lá, contemple o Lago Bled.


copenhagen-1157785_1280.jpg

Copenhague

Na capital dinamarquesa, a bicicleta é uma cultura. O transporte é utilizado nas mais variadas formas, inclusive para levar cargas e, na hora de percorrer os pontos turísticos, a bike também é a eleita. Para se ter uma ideia, metade da população de Copenhague vai trabalhar todos os dias com esse meio de transporte alternativo.

As ciclovias passam por museus, parques e praias, para que o turista não perca nada das paisagens!

 

grand-central-station-392748_1280.jpgGrand Central Terminal, terminal de trens em Manhattan, em New York

New York

 

A agitação de Nova York é constante, mas é possível olhar tudo atentamente, sem pressa, absorvendo cada detalhe da cidade. Que tal um passeio a pé ou de bicicleta? Ou mesmo contando com o auxílio do metrô?

No Central Park, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, a bike é a favorita dos turistas, que podem alugar o transporte por algumas horas ou pelo dia inteiro.

Para quem gosta da rapidez do metrô, ele também uma boa alternativa para conhecer pontos turísticos. O mapa é distribuído de graça, mas também está disponível online e você pode consultá-lo aqui e já ir começando a planejar seu próprio tour (http://web.mta.info/maps/submap.html).

Já foi para outras cidades bike friendly ou com transporte público tão bom que todo mundo deve conhecer? Compartilhe sua dica com a gente!

Karen Natasha
por Karen Natasha

Karen Natasha é jornalista, apaixonada por livros, moda e meio ambiente. Com experiência em assessoria de imprensa e redação de revistas, aproveita suas horas vagas para aprender mais sobre comunicação, design, fotografia, inglês, francês e espanhol. Sonha em viajar pelo mundo e apreciar paisagens naturais e castelos pelo planeta.


Leia mais