As 5 grandes vantagens dos cursos personalizados de idiomas

13/12/2017

É extremamente importante escolher o melhor curso de idiomas de acordo com seu objetivo. Aqui no Blog já falamos sobre como escolher o curso de idiomas certo para você. Neste post vamos aprofundar este assunto e destacar quais são as 5 grandes vantagens do curso personalizado de idiomas. Vamos lá:

Exclusividade do professor na atenção e no planejamento das aulas

Exclusividade do professor na atenção e no planejamento das aulas

1- Exclusividade do professor na atenção e no planejamento das aulas

Nos cursos personalizados o professor vai se dedicar exclusivamente a um único aluno ou um grupo pequeno. Ele poderá observar detalhadamente a necessidade daquele estudante e realizar o planejamento de aulas de acordo com seus objetivos. O professor comprometido com o aprendizado do aluno vai, aula por aula, rever seu planejamento para realinhar algum ponto que tenha saído do esperado. Por exemplo, se ele observar que o aluno está se dedicando bastante às aulas e está aprendendo rápido, ele pode adiantar uma série de conteúdos que só seriam trabalhados mais à frente.

Diferentemente do curso personalizado, toda a metodologia dos cursos padronizados foi desenvolvida de forma generalista para atender a todos os tipos de alunos, não importa qual seja seu objetivo, suas motivações ou seu tipo de aprendizado ótimo. O planejamento destes cursos foi elaborado sem se conhecer o aluno e não existe a possibilidade de realinhar as expectativas após o início das aulas. O curso padronizado é, de certa forma,“engessado”, não dando liberdade ao professor para desenvolver aulas consoantes com os objetivos de seus alunos. Muitos livros foram desenvolvidos para que mesmo os professores menos capacitados possam dar aulas, uma vez que em muitas escolas devem somente “seguir o livro”. É retirado o processo de análise e criação. Isso é ainda mais frustrante para professores talentosos que observam métodos mais adequados para ensinar seus alunos, mas não podem utilizá-los porque estão igualmente presos à metodologia e os padrões da escola.

2- Curso desenvolvido de acordo com o objetivo

As pessoas querem aprender um idioma estrangeiro por diversas razões. Será que o caminho para todas elas é o mesmo?

Curso desenvolvido de acordo com o objetivo

Curso desenvolvido de acordo com o objetivo

Vamos exemplificar: hoje, pela grande demanda do mercado de trabalho por profissionais fluentes em inglês, vemos cada vez mais cursos voltados para o ambiente corporativo, os famosos cursos de Business English. Esses cursos são diferentes de outros por apresentar linguajar mais formal e técnico. É o exemplo clássico no qual o objetivo do aprendizado foi levado em consideração para o desenvolvimento da metodologia de ensino.

Não só cursos com enfoque empresarial devem ter estrutura diferenciada. As aulas para uma pessoa que se prepara para fazer uma viagem de curta duração são diferentes das aulas de preparação para um exame de proficiência, que são diferentes das aulas para um estudante de ensino médio que deseja melhorar suas notas na escola, que são diferentes de um intercambista brasileiro que acaba de voltar para casa e quer consolidar o que aprendeu em sua estadia no exterior. Todos estes são somente exemplificações de inúmeros diferentes objetivos do estudo do idioma. Cada um tem o seu. E cada curso, para ser eficiente, deve respeitar os objetivos dos alunos.

Cada curso, para ser eficiente, deve respeitar os objetivos dos alunos.

Cada curso, para ser eficiente, deve respeitar os objetivos dos alunos.

A importância de se desenvolver o curso de acordo com os objetivos é ainda maior entre aqueles que tem uma necessidade muito específica, como por exemplo, estudar espanhol para produzir um documentário em Cuba ou aprender italiano do zero porque em 2 meses estará trabalhando na indústria da moda na Itália. No primeiro caso é essencial aprofundar-se no vocabulário de cinematografia e no linguajar típico dos cubanos. No segundo, trabalha-se a base na língua para permitir a comunicação fundamental do cotidiano e também conceitos ligados ao trabalho, no caso o mundo da moda. Estes exemplos de alunos reais já atendidos pela Make it Easy dificilmente teriam o sucesso que tiveram com um curso padronizado.

3- Tempo de aprendizado é menor

Seu recurso mais precioso é o seu tempo e desejamos que você utilize suas horas de estudo em cursos eficientes. O tempo desperdiçado em um curso ineficiente nunca volta. O custo do tempo desperdiçado muitas vezes é caro demais…

Tempo de aprendizado é menor

Tempo de aprendizado é menor

 

Quando tratamos do aprendizado de idioma, sabemos que cada aluno tem um conhecimento prévio, mesmo que limitado, no idioma que se pretende estudar. E cada estudante, assim como dissemos diversas vezes nesse texto, tem um objetivo específico. A análise prévia e o planejamento dos cursos personalizados permitem que o aluno não gaste tempo revisando o que já sabe e concentre-se somente no caminho que o levará ao seu objetivo. Muito mais importante do que o tempo dedicado ao estudo é a qualidade deste tempo. O estudo bem orientado e com foco produz um melhor aprendizado se comparado com o estudo disperso e sem orientação. Este inclusive é um dos passos que o americano Josh Kaufman, renomado especialista em aprendizado, defende em sua tese do aprendizado das 20 horas, já discutidas aqui no Blog.

Normalmente o aluno tem um objetivo a alcançar em um prazo apertado. Não há tempo a perder. Estar em uma turma tradicional que revisa um conteúdo que você já domina ou que está fora do seu ritmo é desperdiçar aquele momento que poderia ser aproveitado para aprender o que você realmente precisa. Não é aceitável que gastemos muitas horas de nossa semana com uma atividade que não produz o melhor resultado possível. A ineficiência nos traz muitos prejuízos, ainda mais quando sabemos que o tempo é o recurso mais precioso de nossas vidas…

4- Por incrível que pareça é mais barato

Algumas vezes me deparo com o seguinte comentário: “Sei que é muito melhor mas a aula particular é mais cara…” Será que é verdade?

Acabamos de ver que o tempo de aprendizado do curso personalizado é bem menor do que dos cursos padronizados. Ligando esta conclusão com o velho ditado que diz que “tempo é dinheiro”, podemos dizer que fica mais barato aprender mais rapidamente, principalmente para àqueles que não tem tempo a perder. Mas não é só o tempo que colabora para os cursos personalizados serem mais eficientes e baratos.

No caso específico da Make it Easy, as aulas acontecem no local mais cômodo aos nossos alunos, seja em sua residência, no trabalho, na faculdade, na biblioteca, em um café… Por outro lado, a maioria das escolas tradicionais tem um local físico que implica em uma série de custos com aluguel, manutenção, eletricidade, etc. Estes custos estão naturalmente embutidos na mensalidade, elevando o valor das aulas, sendo este modelo lucrativo somente com a alta escala dos cursos generalistas.

Também são cobrados, na maioria das escolas com cursos padronizados, taxas de matrículas e caros livros didáticos. Na Make it Easy nossos alunos NÃO pagam matrícula e todo o material é disponibilizado gratuitamente, uma boa parte dele preparado pelo professor especificamente para aquele aluno.

Cursos Personalizados de Idiomas, é mais barato.

Cursos Personalizados de Idiomas, é mais barato.

Vale a pena colocar na ponta do lápis e comprovar que, além de muito mais eficiente, é muito mais barato.

5- Você pode ter as suas aulas no local e no horário mais conveniente para você!

A maioria das pessoas tem hoje uma rotina muito intensa na qual cada momento do seu dia é dedicada a uma atividade específica. Queremos ter mais tempo disponível para fazer o que nos dá prazer e para estar com as pessoas que amamos. Mas muitas vezes não é isso que acontece.

Você pode ter as suas aulas no local e no horário mais conveniente para você

Você pode ter as suas aulas no local e no horário mais conveniente para você

A maioria das escolas tradicionais oferecem cursos em horários fixos, por exemplo, nas segundas e quartas às 19h30. Muitos alunos frequentam estes cursos porque é o horário disponível na grade das aulas da escola, mas prefeririam ter aulas em outro local e horário. Também é complicado para aqueles estudantes que viajam bastante e que eventualmente perdem diversas aulas, prejudicando seu aprendizado.

Pensando nisso, para trazer mais comodidade aos nossos alunos, nós levamos os professores ao seu encontro. O aluno tem a comodidade de ter aulas onde for mais cômodo e tem a flexibilidade de marcar as aulas somente quando tiver disponibilidade. No caso em que viaje, não tem problema, é só remarcar a aula para uma data futura ou ter as aulas on-line [hiperlink: nossas aulas].

Com mais flexibilidade os alunos ganham qualidade no ensino e em sua rotina.

CONCLUSÃO:

make (1)

 

Levando em consideração a exclusividade, o respeito aos seus objetivos, o custo-benefício, a rapidez e a comodidade como diferenciais dos cursos personalizados, percebe-se as benefícios inegáveis para os alunos que escolhem um curso sob medidaEstes estudantes vão ter ampla vantagem seja na reunião com o cliente estrangeiro, na entrevista de emprego, na prova da escola/proficiência, ou até mesmo no chat daquele jogo cheio de “gringos” que os gamers adoram.

E aí, vai começar suas aulas quando?

Gabriel Morais
por Gabriel Morais

Gabriel Morais é fundador e coordenador da Make it Easy Idiomas. Estudou Letras no México e Finanças na Bélgica, sendo apaixonado por viagens e pelo contato com pessoas de diferentes culturas. Formado em Administração com experiência em Consultoria e Operações Financeiras, é fluente em inglês, espanhol e francês.


Leia mais