Como potencializar seu aprendizado no idioma nas atividades do dia-a-dia

20/12/2017

Frequentemente os alunos da Make it Easy me perguntam como potencializar seu aprendizado de uma língua estrangeira. Eles desejam continuar aprendendo não somente com as aulas presenciais e as atividades extraclasse. Têm um desejo forte de dominar  o idioma e um interesse verdadeiro sobre a cultura dos países cuja nova língua estão aprendendo. Sua motivação é fenomenal, entretanto, em muitos casos eles têm dificuldade na busca de fontes extras de aprendizado além das tradicionais do curso. Também não dispõem de tempo para acrescentar novas atividades.

Então, como esses alunos potencializam seu aprendizado?

Eu tenho longa experiência com aprendizado de idiomas e fico feliz todas as vezes que posso ajudar alguém. É gratificante observar o rápido desenvolvimento linguístico de nossos alunos, principalmente aqueles que mais precisam da fluência. Vou compartilhar agora com você todas as dicas que dou para aqueles que querem aprender mais rapidamente.

 

Languages

 

Para aprender um novo idioma é essencial ter exposição contínua à língua, ou seja, todos os dias, pelo menos por alguns minutos, ter contato com a língua estudada. A maioria das pessoas hoje tem rotinas muito intensas,tornando-se inviável acrescentar novas atividades em seu dia-a-dia. Por isso eu sempre recomendo que os estudantes aproveitem alguma atividade cotidiana para estarem expostos ao idioma.

Neste texto vou detalhar várias formas alternativas de aproveitar as atividades corriqueiras para incrementar seus estudos, sem que este tempo de “estudo lúdico” impacte seu dia. Espero com isso que você aprenda mais rápido o idioma e que também conheça melhor a cultura de outros países.

Vamos lá:

    • Música

Uma forma clássica de estudar um novo idioma é utilizando músicas. Todo mundo gosta de escutar boas músicas e é sempre mais prazeroso aprender fazendo algo que gostamos. Ao invés de escutar músicas de forma “automática”, por exemplo, durante o deslocamento ao trabalho ou enquanto estiver na academia, preste bastante atenção na letra e utilize estes momentos para aprender.

Busque bandas que tenham um estilo de música que você goste e, pelo menos no início dos estudos, escolha cantores que pronunciem bem as palavras. Para os estudantes de espanhol gosto sempre de recomendar o álbum “Amar es Combatir” do grupo mexicano Maná e o álbum “La vida es un ratico” do cantor colombiano Juanes.

mana

 

 

 

Escute várias músicas em seguida de uma mesma banda ou cantor. Na primeira vez, fique atento à pronúncia e tente entender sobre qual assunto são suas canções. Anote as palavras que você reconhecer. Antes de escutar pela segunda vez, leia as letras na internet. Um ótimo site para procurar as letras e escutar as músicas é o Vagalume. Busque o significado e o significado das palavras que você não conhecer. Assim vai ganhar vocabulário.Com as letras, escute novamente e observe a pronuncia do cantor. Por fim, não economize energia para cantar suas músicas, treinando sua pronúncia. Pode até utilizar os canais de Karaôke no Youtube Sing King Karaoke, Karaoke On VEVO ou Sing Songs Music.

    • Filmes

Utilizar a sétima arte também é uma excelente maneira de aprender um idioma. Todos nós, alguns mais outros menos, assistimos a filmes. Na próxima vez que for escolher um filme para ver em casa ou no cinema, escolha um que te permita também aprender novas palavras, expandir seu vocabulário, além de treinar sua capacidade de entendimento.


Mas como vou escolher o filme ideal para meu aprendizado?

 
thegodfather

 

Primeiramente, escolha um bom filme, pelo qual você se interesse e tenha real vontade de ver, não somente pelo aprendizado do idioma em si. Existem centenas de excelentes filmes de diretores fantásticos, de diversas nacionalidades, e não será difícil escolher um. Existem muitas listas de melhores filmes nas quais você pode buscar algum que te interesse. Eu particularmente sou apaixonado por cinema e ficaria feliz em recomendar filmes. É só me enviar uma mensagem aqui.

Também é muito importante escolher um filme que seja adequado para seu nível atual de conhecimento. Caso seu nível seja iniciante, uma boa opção é optar por filmes infantis, como animações ou desenhos animados. Estes filmes tendem a ter um linguajar de fácil entendimento e não vão apresentar enredos muito complexos nos quais você possa se perder caso não entenda bem determinada conversa entre os personagens. Para treinar o inglês, uma boa opção clássica é o Rei Leão - The Lion King ou “Toy Story”.

Para os que apreciam cinema clássico, existem boas opções de filmes de diretores como Ernst Lubitsch ou Billy Wilder. Eu particularmente gosto de recomendar “A Oitava Esposa de Barba-Azul” de Lubitsch (1938).

Para os que preferem filmes mais recentes, boas opções são “The Social Network” (2010), Forrest Gump (1994) e“The Hangover” (2009).

download

 

Para os estudantes de italiano existem muitas opções de bons filmes dos clássicos diretores Fellini ou Pasoline, bem como o recente “A vida é bela” (La vita è bella). Em espanhol boas opções são os filmes argentinos como “Nueve Reinas”  ou “El secreto de sus ojos”, ambos com o conhecido Darín.

Prefira ver o filme sem legenda ou com legenda na língua original. Tenha em mãos um caderno para anotar palavras que você não conheça ou expressões que você ache interessante para comentar com seu professor. Caso sinta necessidade, pause o filme e procure em dicionários o significado de palavras específicas. E não se preocupe se não entender determinadas frases, apenas siga! Na medida que você for estudando estes eventos vão ser cada vez mais raros.

    • Seriados

Assim como filmes, seriados são uma boa forma de aprender um idioma. Escolha um que você goste e vá fundo! Além do mais, existem algumas boas razões pelas quais séries são uma boa fonte para aprender um idioma.

Nos seriados é possível observar a pronúncia, a entonação e as formas de se expressar de vários personagens. A fala nos seriados tende a ser bem semelhante à da vida real, o que não é o caso, por exemplo, de exercícios de “listening” dos livros tradicionais de inglês, principalmente aqueles direcionados para iniciantes. Também é possível aprender palavras e expressões específicas segundo o contexto no qual é passado a história.

 

narcos_31-e1438109543183-750x380-910x600

 

Uma série que estou gostando muito de ver é “Narcos”, estrelada por Wagner Moura no papel de Pablo Escobar. Esta série é falada tanto em inglês como em espanhol, excelente para aqueles que tem interesse em se desenvolver nos dois idiomas.

Para os que querem aprender inglês a quantidade de séries disponíveis é enorme. Basta só escolher. Não é o mesmo com os outros idiomas. Para os estudantes de alemão dou uma dica especial: os seriados Doctor’s Diary, e In aller Freundschaft Die jungen Ärzte, que apresentam a rotina de médicos na Alemanha.

    • Sites de notícias e Blogs

Na internet temos acesso à informação de primeiríssima qualidade em todos os idiomas. Crie o costume de visitar sites estrangeiros ao invés de visitar sites em português. Dessa forma você estará mais exposto ao idioma e consequentemente mais propício ao aprendizado.

Adquira o hábito de ler pelo menos uma notícia por dia, ou ler uma crônica de jornais dos países dos quais esta estudando o idioma. Suas habilidades de leitura e escrita vão avançar com rapidez. No começo pode ser difícil entender todo o vocabulário mas de pouco em pouco as palavras vão sendo reconhecidas. Após algumas semanas de leitura diária, comece também a praticar a escrita. Leve para seu professor uma pequena notícia que você mesmo escreveu contando um fato ocorrido na semana. Em pouco tempo suas habilidades de leitura e escrita estarão bem consolidadas.

 

escolher-smartphone

 

Para os amantes do italiano, vale a pena visitar o renomado jornal Corriere della Sera. Aos estudantes de alemão, recomenda a Revista Der Spiegel. Um site que eu acompanho semanalmente é o Universal, para estar bem atualizado sobre as notícias do querido México onde morei.

Blogs também são excelentes fontes de conteúdo para aprender um idioma. Tente conciliar um site que fale de um assunto que te interesse pessoalmente ou profissionalmente. Aqui vale tudo:pode ser sobre moda, estilo de vida, política, marketing, economia, história, atualidades... Se não conhecer um, é muito fácil encontrar bons blogs pelo Google.Um exemplo de um blog interessante é o Apprendre la photo, recomendado para os amantes da fotografia e estudantes de francês.

    • Revistas e jornais

Muitas pessoas também adoram ler e passam horas folheando diversas revistas. Que tal agora também começar a ler uma publicação estrangeira?

Diferentemente do passado hoje é possível assinar diversas revistas estrangeiras. Nos aeroportos também é fácil encontrá-las, bem como em livrarias especializadas. Além do aprendizado no idioma, é muito interessante ler opiniões de diferentes publicações e ter acesso às notícias de importância mundial.

 

1234361126592_magazines_t

 

Eu particularmente gosto muito da National Geographic, que me faz viajar sem sair de casa. A NG é publicada em diversos idiomas mas sua versão em francês é espetacular. Eu tenho algumas lá em casa, e se quiser emprestadas, é só pedir. Para os interessados em notícias e no mundo econômico, “Time” e “The Economist” são referências.

    • Livros

Livros também são uma ótima forma de se estudar um idioma, principalmente por aqueles que desejam falar e escrever com perfeição. Os livros permitem expandir seu vocabulário e melhorar o conhecimento gramatical. Assim como nos filmes, é necessário ter atenção para escolher o livro mais adequado de acordo com seu nível de conhecimento atual.

Quando estiver lendo, observe bem as estruturas de frase utilizadas pelo autor. É sempre válido também recorrer ao dicionário quando não se conhecer determinada palavra. Também recomendo fortemente que a leitura seja acompanhada por um professor que pode complementar seu aprendizado com materiais e exercícios específicos. Assim sua leitura deixará um conhecimento linguístico sólido.

Para quem está começando, livros mais curtos e com linguagem acessível são mais indicados. Para os alunos de francês, o clássico “O pequeno príncipe”, originalmente  “Le petit prince”, de Antoine de Saint –Exupéry  é uma ótima opção.

 

le-petit-prince

 

“On ne voit bien qu'avec le coeur. L'essentiel est invisible pour les yeux.”

    • Rádio

Para aqueles que gostam de ficar com o rádio ligado o dia inteiro (como eu!), vale a pena descobrir rádios interessantes que transmitem conteúdos de seu interesse. Pela internet é possível escutar ao vivo rádios de todo o mundo. Escutando uma rádio estrangeira você estará exposto à língua de uma forma muito intensa.

 

CONTACTbvlagb

É válido sempre estar atento ao sotaque, ao vocabulário e às expressões utilizadas pelos radialistas. Também é interessante escutar as músicas do momento de outros países. Uma rádio que toca muita música em francês é a Radio Contact da Bélgica .  Para notícias diretas de nossos Hermanos argentinos, escute a tradicional Radio Continental. Para os roqueiros estudantes de alemão, opções não faltam. Boas são Rockland, Radio für Hessen, e Dasding.

    • Sites de aprendizado de idiomas

Na internet também é possível encontrar diversas plataformas gratuitas para estudar on-line. A mais famosa de todas elas é o BBC Learning English da renomada emissora pública britânica BBC. Recentemente a BBC expandiu sua oferta de idiomas incluindo mais de 30 opções. Vale a pena conferir aqui.

A rede de televisão francesa TV 5 Monde também tem um site dedicado ao aprendizado da língua francesa. É especialmente interessante para aqueles que têm curiosidade em conhecer os diferentes sotaques da língua, como por exemplo o francês dos países africanos e das ilhas caribenhas.

 

frances

 

Outra opção é conhecer plataformas que apresentam uma forma lúdica de aprender um idioma, como o Duolingo.

Agora que você já conhece diversas formas de continuar estudando mesmo sem estar em sala de aula ou com as atividades extraclasse, não vai ter mais desculpa para demorar anos para dominar um idioma. É só se organizar, planejar onde buscar os conteúdos e ter exposição contínua. A orientação por profissionais especializados potencializa muito o aprendizado utilizando materiais alternativos. Na Make it Easy utilizamos com sucesso esta estratégica com muitos alunos. Eles estão alcançando resultados excepcionais, veja seus depoimentos. Caso você também queira aprender um idioma de forma rápida e eficiente, aproveitando momentos de seu cotidiano para potencializar seu conhecimento, ficarei contente em te ajudar.

E você, o que faz para potencializar seu aprendizado?

Comece agora

 

 

 

 

Gabriel Morais
por Gabriel Morais

Gabriel Morais é fundador e coordenador da Make it Easy Idiomas. Estudou Letras no México e Finanças na Bélgica, sendo apaixonado por viagens e pelo contato com pessoas de diferentes culturas. Formado em Administração com experiência em Consultoria e Operações Financeiras, é fluente em inglês, espanhol e francês.


Leia mais