Os primeiros passos para incluir um novo idioma em sua vida

06/09/2017

Por Karen Natasha

Aprender a ler e a falar é um processo complexo que exige muita dedicação, mesmo quando somos crianças e crescemos rodeados pela língua materna. Imagine então o desafio quando nos aventuramos a estudar outro idioma, depois de adultos!

Para te ajudar na missão, a Make it Easy traz 4 dicas para ter uma verdadeira imersão na segunda língua no dia a dia, mesmo sem viajar.

Acorde pensando em outro idioma

No começo, pode até parecer estranho pensar em palavras soltas numa língua em que não está acostumado, mas, ao acordar, experimente pensar em suas tarefas e café da manhã de uma outra forma. Ao preparar o café, pense nos produtos que usará - ao invés de listar os ingredientes da vitamina mentalmente como maçã, mamão e morango, que tal substituir por apple, papaya e strawberry?

O jornal matinal também ganha uma importância extra quando se inclui publicações em inglês, francês, espanhol, entre outras línguas. Isso porque, dessa forma, é possível se inteirar dos fatos do mundo todo em textos curtos, longos, de humor (como no caso das tirinhas), científicos, culturais e demais temas relacionados nos cadernos da do jornal. Aqui no blog já demos dicas de jornais internacionais para aperfeiçoar sua leitura (Veja em "Desenvolva seu vocabulário e se informe lendo notícias de renomados jornais internacionais"  e "Francês em jornais e revistas: cultura e idioma ao alcance de todos").

Ao se arrumar, siga o ritual: não é apenas sabonete, toalha, vestido, camiseta e sapatos, mas, também, soap, towel, dress, t-shirt e shoes.

Tecnologia internacional

Estamos rodeados de aparelhos eletrônicos que, em sua maioria, não são produzidos no Brasil. Então, que tal mudar o idioma de um ou todos eles para o idioma que você quer aprender? Das redes sociais ao celular, computador e à TV - cujas opções que aparecem na tela você já decorou - é possível ter uma pequena ajuda no aprendizado com um upgrade nos equipamentos que você possui, apenas mudando o idioma dos mesmos.

Ver TV também é aprender!

Navegar na internet e assistir TV estão entre as distrações mais comuns do brasileiro, ao chegar cansado em casa, após o trabalho e os estudos. Mas, acredite, é possível unir o útil ao agradável e aprender um novo idioma até assistindo filmes e séries nesse pouco tempo disponível! 

Atualmente, além da TV aberta e da TV a cabo, é possível encontrar inúmeras opções de conteúdos internacionais no Youtube e na plataforma Netflix. Além de ser uma forma prática de treinar outras línguas, ficar de olho em produções em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, ajuda a entender a utilização do vocabulário no cotidiano. Para começar, experimente assistir séries de comédia, que possuem episódios com duração mais curta (por volta de 20 ou 30 minutos cada) e que retratam o dia a dia dos personagens, com diálogos mais simples. The big bang Theory, Friends, How I met your mother, Modern family, Um maluco no pedaço, Três é demais e Eu, a patroa e as crianças estão entre os títulos para quem quer aprender inglês.

Dentre as opções de séries para quem quer aprender francês estão Fais pas ci, fais pas ça (que está disponível no Youtube), Les Invincibles (que tem episódios mais longos; confira no Youtube o 1º episódio da série). Aqui no blog da Make it Easy, já sugerimos também que o seriado Chaves é uma boa opção para quem estuda espanhol.

Além das séries, veja também filmes no idioma que está aprendendo. Se preferir, avance gradualmente: primeiro assista com legendas no idioma original e, depois, sem legenda alguma.

Quanto às músicas internacionais, são um aprendizado constante, já que você pode ouvi-las em casa e na rua, graças aos fones de ouvido.


Veja mais dicas sobre Como potencializar seu aprendizado no idioma nas atividades do dia a dia  e divirta-se enquanto aprende!

Muito além do hot dog!

As adaptações em seu dia a dia não são a única forma de notar mais facilmente que a nova língua está por toda a parte. Você já deve ter notado, mas muitas das palavras que usamos no cotidiano tem origem em outros idiomas. Alguns exemplos são hot dog, cookie, ateliê, mouse, tablet, download, e-mail, cupcake, fashion, jeans, lycra, videogame, design, spray, freezer, balé, toalete, espaguete, entre outras.

 

Karen Natasha



Karen Natasha é jornalista, apaixonada por livros, moda e meio ambiente. Com experiência em assessoria de imprensa e redação de revistas, aproveita suas horas vagas para aprender mais sobre comunicação, design, fotografia, inglês, francês e espanhol. Sonha em viajar pelo mundo e apreciar paisagens naturais e castelos pelo planeta.




Veja também:


Francês em jornais e revistas: cultura e idioma ao alcance de todos



 

5 filmes italianos para treinar o idioma sem sair de casa



 

Aprenda um novo idioma lendo HQs



 

Aprenda espanhol se divertindo com “Chaves”!



 

4 vencedores do Oscar de filme estrangeiro que você precisa assistir



 

3 canais no YouTube para aprender francês