Quais perguntas você faria em sua próxima entrevista de emprego?

20/10/2017

Parece um tópico ja bastante "batido", mas é impressionante o número de entrevistas em que participo como entrevistadora (além do que ouço dos hiring managers) onde os candidatos ainda finalizam sem nenhuma dúvida, nenhuma pergunta sequer. O Global Head of Talent do LinkedIn, Brendan Browne, disse em uma entrevista recente que é quase impossível um candidato não ter nenhuma dúvida ao final de uma entrevista, pois dificilmente todas as informações conseguirão ser passadas em apenas uma conversa de 45 minutos.

As perguntas que você faz, principalmente ao final de uma entrevista, podem servir para destacar o seu perfil frente aos demais candidatos, e para mostrar o quão interessado você está no processo seletivo ou na empresa.

Com exceção da pergunta "salarial", a qual eu recomendo fortemente ser deixada para etapas finais do processo, perguntas inteligentes podem não somente ajudá-lo a entender melhor a cultura da empresa, como talvez até fugir de uma "cilada" - como um chefe desagradável ou uma empresa com alto turnover, por exemplo.

Fiz aqui uma breve coletânea de perguntas interessantes que encontrei na internet - você nao precisa usar estas mesmas perguntas necessariamente, mas espero que elas consigam lhe ajudar na sua próxima entrevista de emprego.

1. Pergunte sobre o entrevistador - quais são os desafios que ele enfrenta na empresa hoje?

2. Quais são os aspectos mais e menos interessantes da cultura da empresa?

3. Qual é o proximo passo da empresa, em termos de crescimento?

4. Em qual área (do trabalho) o time precisa de mais ajuda no momento?

5. Qual o maior impacto que eu poderia causar nesta posição nos meus primeiros 3 meses na empresa?

6. Como a empresa mede o sucesso de um funcionário?

7. Na sua opinião, qual seria o candidato ideal para esta posição e como eu posso ser comparado a ele?

8. O que levou os funcionários anteriores a terem sucesso nesta posição?

9. Qual o motivo para esta vaga estar disponível? (Se possível, tente também descobrir quanto tempo o profissional anterior permaneceu nesta vaga, se for o caso).

10. Quais características são importantes para alguém ter sucesso e crescer na empresa?

11. Você poderia me falar um pouco mais sobre o time com o qual vou trabalhar?

E, finalmente, a pergunta de número 12 foi criada por mim mesma, que como candidata em processos seletivos aqui na Europa descobri que funcionava muito bem para que eu pudesse entender melhor os desafios da vaga e a real situação da empresa:

12. Toda empresa tem algum problema - seja ele de gestão, financeiro, de comunicação etc. Qual é o maior problema da sua empresa?

E você? Quais perguntas faria na sua próxima entrevista? :)

 

Ana Czapla
por Ana Czapla

Ana Czapla é Engenheira e trabalha com recrutamento e seleção desde 2012 – no Brasil, em Nova York e agora na Bélgica. De headhunter a job hunter, nestes últimos 5 anos ela já passou por algumas fases diferentes: emprego dos sonhos, desemprego e trocas de emprego e de carreira, e espera poder inspirar alguns profissionais dividindo suas experiências por aqui.


Leia mais